Se tem uma coisa que a gente adora é colocar a mão na massa para dar aquela repaginada em móveis que já estão meio velhinhos, pedindo socorro, ou nem tão velhinhos assim, mas com certeza pedindo uma bossa, não é mesmo? Aqui no apê temos uma banqueta de madeira multiuso. Dá aquele 'pezinho' para pessoas de um metro e meio (eu!), serve de mesinha lateral, apoio para algumas suculentas, e o que mais inventarmos por aqui. Achei que ela estava meio apagadinha, sem vida, e por isso essa transformação que vocês vão ver e poder fazer também com aquela banqueta que estiver pedindo socorro por aí.
A banqueta antes, e os auxiliares da transformação - tinta PVA branca, sprays branco, cobre e preto. |
Para essa banqueta, pensei em uma estética mais clean. Eu me inspirei um pouco nos estilos escandinavo e boho. O estilo escandinavo que abusa da base neutra, em que pontos de cor e detalhes interessantes também são super bem-vindos. Optei então por detalhes que reproduzissem um padrão meio étnico, super presente no estilo boho. Levando essa ideia para a banqueta, adotei o branco como cor base, e os detalhes ficaram por conta do grafismo em preto, com um toque charmoso dos pezinhos de cobre. Quer ver como fazer? Então vamos lá!
Antes de começar a arte, verifique se sua banqueta de madeira precisa ser lixada. Se estiver com muitas irregularidades ou camada de verniz, é bom lixar para garantir que seu resultado fique 100%.
Banqueta limpa e lixada, é hora de começar a arte. Primeiro pinte toda a sua banqueta com tinta PVA branca e deixe secar. Para ficar com um acabamento bem bacana, aplique uma camada de tinta spray branca e, novamente, espere secar.
Para fazer os pezinhos de cobre, marque onde será o limite dos pezinhos e envolva com fita crepe. Para garantir que durante a aplicação do spray outras áreas além dos pezinhos não sejam afetadas por respingos do spray, resultando em manchas na sua pintura branca, coloque um saco plástico por cima da banqueta. E aí é só mandar ver no spray cobre. Depois de secar, retire o saco e a fita crepe com cuidado. É possível que mesmo com toda proteção, você observe alguma falha na pintura branca ou respingo do spray cobre. Se for o caso, faça os pequenos retoques com a tinta PVA branca.
Para produzir o grafismo, você vai precisar de um molde para aplicar a técnica de estêncil com a tinta spray preta.
(( Observação importante: o seu molde precisa ser feito com um papel forte, não pode ser muito fino, como uma folha de caderno, pois a tinta poderá passar por ele e seu desenho ficar borrado. Essas fotos são apenas um exemplo. O molde que eu usei foi feito com um papel plastificado, como o das fotos abaixo. ))
Pegue a folha que será o seu molde e dobre-a. Com um lápis, desenhe metades de triângulos. Ainda com o papel dobrado, recorte na marca do lápis. Depois é só abrir a folha e seu molde com padrão triangular está pronto.
Com o molde e a tinta spray em mãos, aplique a técnica de estêncil, que consiste em transferir o desenho do molde para a superfície da banqueta aplicando o spray sobre o molde. Escolha a posição em que seu desenho deverá ficar e posicione o molde sobre a superfície da banqueta. Importante: cubra o restante da banqueta com folhas de papel antes de aplicar a tinta spray para evitar que ocorram manchas por respingo. Terminada esta etapa, sua banqueta está prontíssima!
Update! A banqueta ganhou cara nova. Refiz a pintura dos detalhes triangulares na cor 'camurça queimado'. E agora são duas banquetas!
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
◊
Nenhum comentário:
Postar um comentário