No início do ano passado tomei uma decisão muito importante, a de sair da casa dos pais e começar o meu próprio cantinho. Uma decisão que se tornaria muito mais importante do que eu poderia imaginar, pois foi com a mudança para o meu próprio apê que tantas coisas se tornaram mais claras sobre mim mesma, como a minha vontade de explorar a área criativa e de levar a sério a minha felicidade associada a esse universo. Com a mudança veio o blog, com o blog vieram muitas descobertas, inspiração e, mais do que tudo, felicidade e realização. Mas isso é assunto para um próximo post, acompanhado de um café. Hoje vou focar no apê (também acompanhada de um café).
Na hora da escolha do apartamento, levei em consideração dois critérios: a localização e a verba. Priorizei que fosse um apartamento em um local bacana, no sentido de ter fácil acesso a transporte público, às coisas que eu gosto de fazer e às necessidades básicas do dia a dia, como mercado, farmácia etc. No Rio de Janeiro (infelizmente), priorizar qualidade de vida significa pagar altos preços por isso. E aí entra a verba, que é curta. Para alugar um apê em um local bacana e que eu pudesse bancar, teria que ser um apê bem pequeno. E essa é a história de como eu vim parar em um apê de 20 m². Fim. Brincadeira!
Quando entrei no apê, só o que eu tinha era uma grande sala vazia, uma micro área de cozinha (onde só existe a pia, e não cabe nem o fogão e nem a geladeira) e um banheiro. Então, basicamente, é um apartamente muito pequeno com ambientes integrados, onde tudo coexiste e se integra - sala, quarto, home office e parte da cozinha. Embarquei no desafio de fazer deste pequeno espaço um lindo e aconchegante apê. E até agora estou muito feliz com o resultado. Claro que ainda não está tudo pronto. Ainda faltam muitas coisas a comprar, ajeitar e organizar. Mas, afinal, quando é que se pode dizer que um lar está pronto? Acho que está sempre evoluindo e mudando junto com a gente, não é mesmo? Aqui divido um pouquinho de como ele está agora.
______________________________________
______________________________________
______________________________________
______________________________________
_____________________________________
_____________________________________
Já havia mostrado em posts anteriores o cantinho da cômoda no lugar do armário e da estante amarela e mini home office, em detalhes. Aqui quis começar a dar uma visão geral do apê. Nos próximos posts vou mostrar cada cantinho com mais detalhes sobre as soluções, organização e decoração de cada um. Gostaram?
◊
Achei curioso o que você escreveu no início do post. É bem assim que eu vejo a minha saída do ninho materno. Mudei muito com essa vida de morar sozinha e com o processo de decoração. me autodescobri. Criei o blog, aconteceu tanta coisa! E acho isso maravilhoso!
ResponderExcluirAh, e o seu apê é muito amor! Acho que já te disse isso, mas não custa repetir! =)
Ju, é verdade. Você tinha comentado comigo que o seu processo foi semelhante. Essa é uma experiência incrível, e que não devemos esquecer (não vamos mesmo). Assim como expandiu meus horizontes, trouxe novas definições e possibilidades para a minha vida, também deve ter causado o mesmo efeito para você. Ainda vamos nos encontrar pessoalmente e papear muito mais sobre isso, com certeza!
ExcluirE muito obrigada pelo carinho, querida! :)
Lindo, você conseguiu deixar o seu apê do jeito que você gosta e isso é ótimo.Independente do tamanho, ter o nosso cantinho do jeito que gostamos é sempre bom né? Tô apaixonado pela sua janela, deve dar uma iluminação incrível ♥
ResponderExcluirEm qual bairro do Rio você conseguiu essa maravilha?
Oi Renato, tudo bom? Com certeza, você tem toda razão. Acho que o mais importante é isso, que tenha a nossa identidade no espaço, que a gente se identifique ali. Fico feliz que tenha gostado também!
ExcluirComo meu apê é nos fundos, logo à frente tem outro bloco de apartamentos que bloqueia um pouco a entrada de luz. Mas, ainda assim, acho muito bom. Moro em Copacabana.
Beijos!
Iná, já li esse post tantas vezes rs adora olhar essas fotos. Estou com probleminhas de espaço para os meus temperos e adorei essa sua prateleira. Gostaria de perguntar onde comprou a prateleira e as mãos francesas?
ResponderExcluirCris, muito obrigada! Que bom saber que o cantinho te inspira.
ExcluirEu comprei as tábuas de pinus em uma madeireira e as mãos francesas em casa de material de construção, e montei as prateleiras.
Você pode ver em uma madeireira próxima de você se eles trabalham com pinus, que é uma madeira bonita e barata, e você já pode pedir as tábuas lixadas e cortadas na medida que você quiser (as minhas têm 40 x 10 cm, que foi a medida para que elas ficassem certinhas acima do fogão, mas você pode ver as medidas que se adequem melhor ao espaço onde você as colocará). E as mãos francesas também são fáceis de encontrar em loja de ferramentas e materiais de construção. Eu comprei elas na cor prata mesmo e depois pintei de branco com tinta spray.
Espero que tenha ajudado. E qualquer coisa é só me escrever de novo! :)
Beijinhos!
Obrigada Iná!
ExcluirTudo tão lindo... Cada detalhe pensado com amor. Estou simplesmente encantada com seus 20m..rs... Agora fico pensando o que faria se tivesse 200...Muita criatividade e bom gosto em uma pessoa. Parabéns!!
ResponderExcluirMuito obrigada! Fico feliz que tenha gostado dos meus 20 m2 :)
ExcluirSuper beijo!
Iná, seu apê é muito amor! Coisa mais linda, bem parecido com as ideias que eu tenho para o cantinho que eu venho sonhado. Vou sempre salvando em uma pastinha no pinterest várias ideias legais. Confesso que a do futon eu não havia pensado até então. Vai para lá tb!
ResponderExcluirBeijos
Priscila, muito obrigada! É muito gratificante saber que o blog e o apê te inspiram e trazem ideias para o seu próprio cantinho.
ExcluirO futon foi uma ótima saída para o espaço pequeno. Mas eu também acho que ele traz uma atmosfera de aconchego muito bacana. Certeza que também ficaria bem legal no seu futuro cantinho :)
Super beijo!