27.2.16

A REFORMA DO BAÚ DE MADEIRA



Meu pequeno apê já está com a carinha que eu queria, mas ainda tem muita coisa a fazer (e quando não tem, né?). Uma dessas coisas, que eu estava adiando há tempos, era reformar o meu baú de madeira. Ele está na família há muito tempo pois foi meu avô quem fez, e quando eu me mudei para o apê, trouxe ele comigo. Como sabia que teria somente 20 m² de apartamento, logo pensei que qualquer espaço de armazenamento seria bem vindo.

_____________________________________________

Se você ainda não viu, dei uma visão geral do apê aqui;
Pequeno e integrado  O meu apê de 20 m²
_____________________________________________






Pois bem. Como tenho somente uma cômoda para guardar as roupas, pois optei por não ter um armário tradicional, o baú veio bem a calhar para guardar as roupas de cama. Funcional ele já era. Só faltava uma repaginada para ficar com a cara do apê.



____________________________________________

Já postei porque optei por usar uma cômoda alta
 no lugar de um armário tradicional, e como solucionei 
o armazenamento de todas as roupas e bolsas, aqui:
No lugar do armário...
____________________________________________






O baú estava com uma pátina já meio maltratada pelo tempo. O fecho, quebrado e faltando pedaço. Resolvi pintá-lo de branco e colocar um novo acabamento no lugar do fecho. Achei que o branco daria mais leveza.






Dei uma boa limpeza em todo o baú e retirei o pedaço de fecho quebrado. Então parti para a tinta PVA branca e pincel de rolinho. Optei pela tinta PVA por ser uma tinta à base de água e que não tem cheiro forte (é muito usada em artesanato e tem boa cobertura sobre madeira). 

Pintei todo o baú usando o pincel de rolinho para agilizar o processo. Usei um pincel de cerdas somente para as partes em curva ou para dar pequenos retoques. Só dei uma camada de tinta, de modo que o baú não ficou com uma cobertura perfeita do branco. Gostei do efeito.






Para finalizar, coloquei essas peças no lugar do fecho antigo do baú. Inicialmente a ideia era achar um novo fecho, mas não encontrei nenhum em tamanho adequado. Quando encontrei essas peças, achei perfeito! Não tinha necessidade de ser um fecho propriamente, e sim um acabamento bacana para finalizar no brancão do baú. E prontinho. Baú renovado! 






Como vocês já devem ter visto nesse post sobre o apê, aqui não existem ambientes bem definidos, e sim integração total. O baú fica nesse cantinho entre a porta de entrada do apê e a geladeira. É sala/quarto se misturando à cozinha. Um pequeno caos organizado e decorado :) 






Eu gosto bastante de bases neutras com pontos de cor na decoração. Isso traduz porque optei pelo branco no baú. Esse cantinho já tem muitos pontos de cor em objetos - elefantinhos, bundinhas que penduram chaves e canecas, e os milhões de ímãs na geladeira. Por isso achei que o baú branco, no lugar da cor da madeira com uma pátina, daria mais leveza e somaria à base neutra para esse cantinho cheio de pontos de cor.









Baú e cantinho renovados. E aí, o que você achou?




2 comentários:

  1. Eu adorei Iná! Esse acabamento sem cobertura total deu um ar despojado, curti! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, eu gostei do efeito mas não encontrei a palavra para definir. Acho que é isso: despojado! Que bom que gostou! :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...