O projetinho DIY da vez é inspirado na arte rupestre. Em resumo, a arte rupestre denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas sobre superfícies rochosas. Esses registros eram feitos com pigmentos nas rochas (pinturas rupestres) ou com entalhes nas rochas (gravuras rupestres). As imagens representavam animais, plantas, pessoas, sinais gráficos abstratos, cenas ou utensílios do cotidiano.
Minha relação com a arte rupestre começou bem cedo por influência do meu pai, que sempre gostou muito e costumava visitar sítios e fazer desenhos das pinturas ou gravuras rupestres. Recentemente fiquei inspirada pela arte rupestre novamente e quis trazer essa referência para a decoração. Assim criei os quadrinhos rupestres! Confesso a vocês que tô morrendo de orgulho deles! Então vem comigo ver como fazer :)
Materiais:
Molduras de MDF com fundo ∆ Espátula pequena ∆ Pincéis ∆ Tintas PVA ∆ Cimento branco
Suportes triângulo ∆ Cola extraforte (ou pregos pequenos)
O primeiro passo é opcional, mas eu acho que faz toda a diferença: pintar as molduras de MDF. Eu usei três cores de tinta PVA - capuccino, camurça queimado e amarelo pele. A ideia é fazer uma espécie de pátina na moldura utilizando essas três cores, de modo que o resultado lembre madeira natural com seus veios.
Obs.: essa é uma boa dica para qualquer projetinho em que você opte por usar o MDF no lugar da madeira, mas não queira que fique com aquela "cara de MDF" (eu, particularmente, não gosto). Usando duas ou três cores como as que indiquei aqui, e reproduzindo uma pátina, o resultado tira a "cara de MDF" e lembra madeira.
Enquanto suas molduras secam, prepare o cimento branco. Para fazer a mistura, você vai precisar de água e uma colher ou espátula para mexer.
Vá adicionando pequenas quantidades de água e mexendo para formar uma massa homogênea.
Despeje pequenas quantidades do cimento branco nas molduras de MDF e estique para preencher todo o espaço, do fundo até a borda de cada moldura. É essa cobertura de cimento que fará o papel de "superfície rochosa" onde poderemos criar as gravuras / pinturas rupestres.
Obs.: eu optei pelo cimento branco pois queria uma cara mais clean para a minha composição de quadrinhos rupestres, mas você também poderia utilizar o cimento cinza, por exemplo.
Depois de preparar as suas molduras com o cimento branco, espere pelo menos uma hora antes de começar o próximo passo. Isso vai garantir que o cimento seque um pouco e facilite o seu trabalho de "entalhe".
Com uma espátula ou ferramenta similar (eu usei uma ferramenta para entalhe em madeira) , reproduza a arte rupestre como se estivesse entalhando ou cavando o cimento branco. Você pode ir até o fundo da moldura.
Com uma espátula ou ferramenta similar (eu usei uma ferramenta para entalhe em madeira) , reproduza a arte rupestre como se estivesse entalhando ou cavando o cimento branco. Você pode ir até o fundo da moldura.
Esses são os outros dois quadrinhos com as artes rupestres que escolhi. Optei por duas imagens gráficas semelhantes e uma imagem com referência a um animal para a minha composição. Você pode optar por outras artes. Uma simples busca no Google por 'arte rupestre' é o bastante para te encher de referências incríveis :)
Espere entre 24 e 48 horas para o cimento secar completamente antes de iniciar a pintura. Você pode tocar levemente sobre o cimento para ter certeza de que já está seco.
Esse projetinho é um misto de gravura e pintura rupestre, já que fizemos uma espécie de entalhe no cimento branco e ainda vamos pintar.
Para pintar, utilize tinta PVA (eu usei a cor cerâmica) e um pincel fino. Vá pintando com cuidado até preencher todo o espaço dos desenhos gravados no cimento.
Esse projetinho é um misto de gravura e pintura rupestre, já que fizemos uma espécie de entalhe no cimento branco e ainda vamos pintar.
Para pintar, utilize tinta PVA (eu usei a cor cerâmica) e um pincel fino. Vá pintando com cuidado até preencher todo o espaço dos desenhos gravados no cimento.
Para garantir um melhor acabamento, você pode lixar levemente toda a superfície do cimento branco com uma lixa bem fina. Mas só lixe depois da pintura estar bem seca.
Para pendurar os quadrinhos, utilize suportes triângulo. Prenda-os na moldura utilizando preguinhos pequenos ou cola extraforte. E aí é só escolher um lugar bem bacana para os seus quadrinhos e colocar na parede!
Me conta o que você achou desse projetinho!
Curtiu a ideia de trazer a referência da arte rupestre para a decor?
◊
minha primeira visita aqui :) Sempre acompanho pelo Instagram, mas hoje deu um tempinho pra vir conhecer sua casinha.
ResponderExcluiradorei o projeto! Legal usar a parte de trás da moldura, não tinha pensado nisso quando vi só ele pronto. Bem inteligente! E ficou bem bonito também. Combinou com o cantinho que você escolheu pra pendurá-los. Mas, além da beleza, tem o fator emocional, que você citou, a relação com o seu pai. Tem outro sabor, né?
um beijo, Iná. Adorei sua casinha.
Mariana, bem-vinda ao blog! Fico muito feliz com sua primeira visita por aqui :)
ExcluirMuito obrigada pelo seu feedback sobre o projetinho, que bom que você curtiu. Eu achei que esse cantinho estava mesmo esperando pelos quadrinhos. Agora não consigo imaginar esse canto sem eles rs. E você tem toda razão: o emocional é o diferencial mesmo. Acho que concordamos que decor com alma é muito melhor, né?
Super beijo, Mariana! E obrigada pelo carinho.
Gente gente gente, amei! <3
ResponderExcluirQuanto encanto e ficou super charmoso no seu ambiente, parabéns!
Adorei o blog e as ideias, irei voltar mais vezes.
Beijos
prosadedesigner.com
Oi, Ray ! Que bom saber que você gostou, fico muito feliz! :)
ExcluirSerá sempre super bem-vinda . Vou lá conhecer o seu blog também .
Beijos.