22.5.17

A "COZINHA" DO APÊ



Apesar de existir um espaço de cozinha separado do restante do apê, esse espaço é tão pequeno que não cabem nem o fogão e nem a geladeira. O resultado disso é que fogão e geladeira ficam "na sala". Apesar de ter criado uma certa divisão entre ambientes - existe um cantinho sala/quarto e um cantinho do home office, por exemplo -, na verdade o espaço é todo integrado e, por ser um apê tão pequeno, todas as funções acabam se misturando um pouquinho ao longo do espaço. E com a cozinha não é diferente. Nesse post vou mostrar como resolvi essa pequena confusão espacial e como fiz a função "cozinha" funcionar nesse pequeno apê. Vem?



Inicialmente a minha ideia era posicionar fogão e geladeira lá naquela parede da porta, mas fui impedida por uma questão estrutural: a saída de gás. A única posição em que o fogão poderia ficar seria nessa parede em que ele está agora. Foi a primeira lição de morar em um apartamento alugado: seja criativa, improvise e trabalhe com o que você tem. O que procurei fazer, a partir disso, foi manter tudo o mais próximo possível para que os momentos de cozinhar não ficassem tão complicados.


Como eu tenho uma questão meio "geladeira na sala" um cuidado com a decoração desse cantinho era especialmente importante para que a geladeira não representasse uma presença estranha nesse canto do apê, e sim que ela se integrasse ao restante.


Muitos ímãs, adesivos e fotos contribuíram para trazer uma bossa, além das espadas-de-são-jorge em um pote de geléia reaproveitado no topo da geladeira. As frutas e outras coisinhas sempre acabam ficando em cima da geladeira, então providenciei uma cestinha de ferro que pintei com spray cobre e uma fruteira de madeira para deixar essa baguncinha organizada com graça.





Na hora de escolher o fogão, optei por esse modelo de duas bocas com estilo retrô. Por ser mais compacto, ele não ocupa tanto espaço (afinal, estamos falando de um apê de 20 m², né). Aqui, eu tive o mesmo cuidado com a estética e decoração para que o fogão também se integrasse bem ao ambiente sem parecer estranho. E acho que funcionou! Ele se integrou super bem e trouxe ainda mais charme pra esse cantinho.


Coloquei duas prateleiras e um nicho de pinus acima do fogão para armazenar algumas coisinhas mais usadas ou que precisam estar à mão na hora de cozinhar para facilitar esse processo no dia a dia.




Um espaço de bancada também é essencial para os momentos de cozinhar. Como aqui o espaço da bancada de cozinha fica na área separada que ainda vou mostrar, não fica prático para os momentos em que tenho que usar o fogão. Por isso a mesa de madeira funciona como bancada nesses momentos. Ela também funciona para as refeições (e eventualmente para estudos e trabalhos).


O pequeno corredor que dá acesso ao banheiro funciona como uma extensão da entrada do apê e da área de cozinha. Uma banqueta alta funciona como uma mini bancada para usar a torradeira, a pipoqueira ou outro eletrodoméstico. E um jogo americano já vai encontrando lugar pendurado por ali também.


E no pequeno espaço em frente, fica a área com a bancada de cozinha.


O espaço é bem pequeno mesmo, e quando entrei no apartamento era apenas a bancada com um buraco abaixo da pia. Coloquei prateleiras e fechei essa parte com um varão e cortina. Aí é onde armazeno alimentos não perecíveis em caixas e alguns utensílios de cozinha.


Na falta de espaço, verticalizei o máximo que pude. Coloquei algumas prateleiras de pinus para armazenar louças, panelas, eletrodomésticos e utensílios. E uma barra fixa para o escorredor de louças e mais alguns utensílios mais usados no dia a dia.


Nessa área da bancada de cozinha eu ainda pretendia fazer algumas coisinhas, como colocar adesivos nos azulejos e fazer uma composição com pratos de palha na parede acima das prateleiras. Mas outras coisas acabaram se tornando prioridade no apê, então esse cantinho vai ficando assim por enquanto. O mais importante já acontece - ele é funcional, tem o espaço de armazenamento que preciso e está ajeitadinho de uma forma que me agrada :)




Essas foram as minhas soluções para que a função "cozinha" funcionasse da melhor forma possível no apê. E aí, o que você achou? Me conta nos comentários? Vou adorar saber :)




4 comentários:

  1. Antes de conhecer o seu apê ao vivo, não tinha ideia de que a cozinha era tão pequena, até verificar ao vivo. Mas acho que você contornou tao bem a questão, que a gente nem lembra que ela é tão pequena assim! =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, sério?? Poxa, que legal ! :)
      Muito obrigada, querida! Super beijo!

      Excluir
  2. Maravilhosa a sua cozinha Iná! Toda charmosinha, bem cuidada, pensada nos minímos detalhes. Realmente, com o seu jeitinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, muito obrigada. Que bom que você gostou! Super beijo, querida.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...