Sempre gostei das cabeças de alce (e outros animais) decorativas, mas confesso que costumo ficar relutante com tendências que viralizam. Sempre que gosto de uma ideia "batida" penso em como ressignificar para trazer um diferencial e ficar mais com a minha cara. No caso da cabeça de alce, acabei chegando ao que queria com esse projetinho. O formato triangular da "cabeça" que traz uma vibe boho que eu adoro, galhos encontrados que não custaram nadinha e uma combinação de cores que tem me encantado resultaram no alce minimalista, que carrega a referência das cabeças decorativas, mas é uma versão bem mais simples, delicada e com pegada ainda mais natural!
Gostou? Então vem ver como eu fiz :)
Materiais:
Placa triangular de pinus com dois furos ∆ Galhos ∆ Ferramenta de entalhe em madeira ∆ Lixa
Tintas (dourado, camurça, rosa e branco) ∆ Pincéis ∆ Fita crepe ∆ Suporte triângulo e preguinhos
Para a base do alce minimalista, cortei uma placa de pinus com formato triangular e 22 cm nas laterais. Cortei a minha peça com uma serra Tico-Tico (do meu pai hehe), mas também seria possível comprar a placa de pinus já no formato e medida desejados.
Para poder fixar os galhos na base de pinus, fiz dois furos na espessura dos meus galhos. Lembrando que aqui também seria possível já pedir os furos ao comprar a placa de pinus, certo?
Um detalhe importante: eu fiz os furos em um ângulo inclinado para cima, pois dessa forma os galhos ficam encaixados em uma posição mais interessante na base de pinus.
Para "limpar" os galhos, retirando pequenas protuberâncias que pudessem atrapalhar a pintura ou resultado final, usei um formão para madeira. Depois lixei toda a superfície dos galhos com uma lixa grossa - esse passo foi importante para facilitar a pintura.
Na pintura dos galhos eu usei dourado, rosa bebê e branco, e intercalei essas três cores com um camurça queimado.
Comecei a pintura pelo dourado, rosa bebê e branco, deixando um espaço entre essas cores. Para demarcar esse espaço entre as cores e facilitar a pintura usei a fita crepe para marcar essas áreas.
Depois de retirar a fita crepe, finalizei a pintura com o 'camurça queimado' nas áreas que estavam cobertas pela fita. O resultado foi, a partir da ponta superior dos galhos: dourado > camurça queimado > rosa bebê > camurça queimado > branco. E eu não levei a pintura até o final dos galhos pois quis deixar a parte inferior na madeira, para dar um efeito mais natural.
Para pendurar na parede, utilizei um suporte triângulo. Depois de prender o suporte na parte de trás da placa de pinus, encaixei os galhos pintados nos furos e prontinho!
E aí, você também curte a ideia de ressignificar um elemento decorativo? Me conta!
Aproveitando, adoraria saber o que você achou do alce minimalista. Me conta também?
:)
◊
Ficou simples e lindo, amei a dicona *-*
ResponderExcluirbeijos
Ganurb
Bruna, muito obrigada!
ExcluirFico feliz que tenha curtido ;)
Super beijo!