Já tem mais de um ano que eu mostrei a decor da estante amarela, meu mini home office (se bateu a curiosidade, olha só). É claro que nesse espaço de tempo muita coisa mudou! Se eu mudei, é claro que o meu espaço também mudou comigo. Eu acho isso incrível - como as nossas mudanças internas se traduzem no ambiente, e tudo aquilo que a gente percebe (vê ou sente) no ambiente também tem o poder de nos transformar. Isso prova que decorar não é frescura, é um processo de conhecimento e de reconhecimento, certo?
Eu tenho um carinho muito especial por esse cantinho do apê. A estante amarela foi o primeiro móvel que eu comprei depois da minha mudança, e foi também o primeiro cantinho a ganhar forma e me trazer a sensação de conforto e de estar em casa.
Foi também com esse cantinho que eu comecei a criar soluções para pequenos espaços. Afinal, a estante amarela era pra ser exatamente isso: uma estante. Mas eu optei por não montar a prateleira mais baixa e com isso ganhar espaço para posicionar uma cadeira e transformar a estante em um mini home office. Além disso, estamos falando de um apartamento de apenas 20 m² e, em espaços pequenos, verticalizar é uma ótima opção.
Assim, a prateleira mais baixa é usada como uma mesa de trabalho e as prateleiras superiores reúnem objetos decorativos e alguns livros. Todos os elementos decorativos são coisas que eu amo, feitas por mim ou que tenham história e valor afetivo pra mim. Eu acredito que decorar com afeto e com nossas próprias mãos é a melhor forma de imprimir a nossa identidade no espaço e ter uma decor que dialogue conosco.
Outra coisa que eu amo sobre o meu mini home office é que, como fica posicionado ao lado da janela, eu reuni nesse espaço a maior parte das minhas plantinhas. Jibóias em recipientes de vidro e cactos na janela me cercam de vida e aconchego.
Como o espaço para trabalhar é apertado, eu posicionei esse móvel baixo ao lado da estante, e ele funciona como uma extensão do home office. Ele é um nicho vazado com rodízios, então a sua superfície serve para apoiar livros ou materiais que eu esteja usando e o nicho acomoda pastas, revistas e livros que eu precise armazenar.
No lugar onde hoje está o alce minimalista, eu já tive um quadro organizador para colocar minhas dezenas de papeizinhos com anotações e lembretes (não sei você, mas eu sou uma pessoa que não consegue desapegar dos cadernos, blocos e papéis). Como tudo muda de tempos em tempos, agora é a vez do alce minimalista trazer um toque natural e mais leveza para a decoração do cantinho. E a função de quadro organizador fica para a parede do fundo da estante. Prendo todos os meus papeizinhos de anotações com adesivos de bolinhas douradas para dar uma graça.
O melhor de escrever esse post foram os sentimentos e sensações que ele despertou. Relembrar o primeiro dia que eu decorei a estante amarela e a transformei em home office despertou um sentimento de gratidão imenso por todas as coisas boas que o apê já me proporcionou. Revisitar a decoração desse cantinho há um ano atrás e comparar com a decor atual também me fez pensar sobre o quanto eu mudei e o quanto isso foi refletido no meu jeito de decorar. Hoje sinto que meu estilo (tanto pessoal quanto em relação à decor) está muito mais definido, sinto mais certezas do que incertezas, e isso faz parte de um processo de transformação pessoal. É realmente incrível poder ver tudo isso traduzido no ambiente.
Se eu tivesse que resumir, diria que a minha "receita" para o mini home office é um misto de criatividade, afeto e plantas! E essa "receita" provavelmente vai funcionar para qualquer espaço.
Espero que vocês tenham gostado das soluções e decor do mini home office do apê. E aí, me conta o que você achou ? :)
◊
esse crânio de dino meudeus *o* onde você conseguiuuuu?
ResponderExcluirAcredita que faz parte de uma coleção de banca infantil? A coleção tinha várias edições com partes pra você montar um T-Rex inteirinho com pele e tudo, mas achei que montar só o crânio daria um item de coleção muito mais interessante. Adoro ele ! :)
ExcluirIná querida! Amei o seu mini home office e as soluções que você encontrou para ter um cantinho tão lindo e confortável, mesmo com pouco espaço! Esse post é muito inspirador <3 Obrigada por compartilhar tanta lindeza com a gente!! Bjs e um ótimo final de semana =)
ResponderExcluirTalita, eu que te agradeço! É um prazer criar conteúdo no blog e saber que consegui inspirar pessoas com as minhas ideias é melhor ainda! Muito Obrigada! :)
ExcluirBeijos e um ótimo final de semana pra você também!
Exatamente o que preciso onde comprar esta estante, Obrigada
ResponderExcluirOi, Tanya ! Que bom que curtiu o mini home office. A estante é da Tok Stok. Beijos!
Excluir