23.6.16

AS PLANTINHAS DO APÊ




Quem já acompanha o Nosso Apê há um tempo sabe o quanto eu gosto de plantinhas. Acredito que as plantas dão mais vida, energia e aconchego para os ambientes. Acho fundamental que qualquer casa ou apartamento tenha pelo menos uma plantinha. Na verdade eu acho que pelo menos várias, mas com uma já dá pra começar, né? Aqui no apê, que é bem pequenininho (são só 20 m²), não posso ter uma selva urbana (bem que eu queria!) mas dá pra ter uma pequena coleção de plantinhas. Nesse post vou mostrar todas as plantinhas do apê e falar um pouquinho sobre cada uma delas e o local que escolhi para ficarem.






Os cactos têm um lugar especial no meu coração. Amo tanto esses espinhentos encantadores que eles inclusive me inspiraram a produzir a minha primeira coleção, a coleção Mundo Cactos (se ainda não conhece o Ateliê, vem por aqui). Além de lindos e interessantes, os cactos ainda são fáceis de cuidar. Um local com boa luminosidade e poucas regas já são o suficiente para eles. No apê, o lugar mais adequado que encontrei para os meus cactos foi o peitoril da janela, onde eles recebem a melhor luz. A coleção ainda vai crescer e, para isso, estou bolando uma forma de conseguir colocar mais cactos na parte superior da janela.








Logo ao lado da janela fica a estante amarela, que funciona tanto para armazenar livros, objetos e itens decorativos quanto como um mini home office. Aqui optei por jibóias em recipientes de vidro para dar o toque de verde de uma forma bem delicada. As jibóias também são plantas que se adaptam super bem em apartamentos. Como podem ser cultivadas em água, aproveitei para usar os recipientes de vidro transparente, que eu acho que ficam um charme. Se você também quiser colocar algumas mudas de jibóia em água, é só fazer o corte de um caule de alguma jibóia bem desenvolvida, esperar secar por um dia e então colocar direto no recipiente com água. Ah, e lembrar de trocar a água regularmente.  








Do lado oposto à estante amarela ficam uma Ripsális e uma Espada-de-São-Jorge penduradas por hangers em macramê. Aqui eu optei por posicionar o suporte para essas plantas bem próximo à janela para aproveitar melhor a luminosidade, assim como o caso dos cactos. Os hangers ou suportes são excelentes para quem mora em apartamentos pequenos porque representam uma forma alternativa para ter plantinhas mesmo com pouco espaço. Além de darem um charme a mais com uma pegada natural e orgânica.






___________________________________________

___________________________________________






Outra plantinha que resolvi trazer para o apê foi uma samambaia. Outra planta excelente para apartamentos pois não precisa de muita luminosidade e costuma de adaptar bem à meia sombra. Para quem está acostumado com cactos e suculentas como eu, só é preciso lembrar de regá-la com maior frequência. 




Como as samambaias se adaptam bem à meia sombra, pude colocar a minha no topo da geladeira, que fica na parte menos iluminada do apê. Optei por um vaso de cerâmica com pintura geométrica e acho que ela deu uma bossa toda especial nesse cantinho.




Por enquanto essa é pequena coleção de plantas do apê. Resolvi explorar formas diversas de apresentação das plantinhas - vasos de cerâmica crus e com pintura geométrica, vasos pendurados por hangers em macramê, recipientes de vidro. A escolha dos locais em que cada plantinha ficaria foram limitadas por se tratar de um apê pequeno cuja entrada de luz se dá por uma única grande janela. Por isso posicionei a maior parte das plantinhas próximo a essa janela - no peitoril, na estante amarela que fica ao lado e em hangers também ao lado da janela. E para dar um toque de verde em outro cantinho do apê, com menor luminosidade, optei por uma planta que se adapta bem à meia sombra, como a samambaia. 












Sempre tem um jeitinho de trazer mais verde para os ambientes. Se o problema for falta de espaço, soluções criativas ou alternativas, como usar o próprio peitoril da janela ou hangers, podem resolver. Se falta luminosidade, é possível optar por plantas que se adaptem bem à meia sombra ou explorar os espaços próximo às janelas. 

E aí, gostaram do verde no apê?




7 comentários:

  1. Ameiii amigaa ... por mim morariA num apê .... mas meu marido não gosta .... enfim optamos morar bem no interior ....o bom é que posso mexer com minhas plantinhas que amooo ....seu cantinho é muito fofo ... bjus ...sigaa meu cantinho ok ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, querida, que bom que gostou! Ah, morar em uma casinha de interior também deve ser uma delícia, né? E a liberdade de mexer com muitas plantinhas é enorme! Se morasse em uma casinha, teria a minha selva particular haha. Beijos!

      Excluir
  2. Eu achei engraçado esse post, porque eu podia jurar que você tinha muito mais plantas! Rs. Acho que isso prova que você deixa bem claro o seu amor por elas! =)
    Amei esse post, eu não sabia que se podia cultivar jibóias em água. Fiquei com vontade de tentar, achei muito lindo e encantador!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, é verdade, né? Ás vezes eu mesma fico achando que tenho muito mais plantas! Haha.
      Eu acho que ainda vou colocar mais algumas plantinhas por aqui, mas estou adicionando aos poucos, para poder ir avaliando com calma onde elas ficam bem dentro do apê, já que o espaço com uma boa luz é limitado.
      E sobre as jibóias,tenta sim! Rapidinho elas colocam raízes e se estabelecem e desenvolvem super bem.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, que lindas!
    Você poderia me dizer da onde é sua estante amarela?
    Obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado. A estante é da Tok & Stok.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, que lindas!
    Você poderia me dizer da onde é sua estante amarela?
    Obrigada bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...