29.1.18

ANTES E DEPOIS - COMO MONTEI MEU HOME OFFICE COM MENOS DE 15 REAIS



No ano passado me mudei do pequeno apê de 20 m² para outro pequeno apê (dessa vez de 40 m²). Cheguei até a fazer um post sobre o quarto e home office "em construção". O ganho de alguns metros quadrados permitiu, entre outras coisas, que eu pudesse criar um espaço home office mais funcional. O que tem sido muito importante pra mim com todas as demandas de home office envolvidas na produção de conteúdo para o blog, oficinas criativas etc.

Revelando o antes e depois!


O office fica no quarto (mais detalhes nesse post) e até então estava no improviso pós mudança. Deixei o mais organizado, funcional e inspirador possível para que os trabalhos já pudessem acontecer de forma produtiva, mas ainda tinha muitas coisas para fazer. Então, sem mais delongas, o antes (que é, na verdade, um durante) e o depois do meu home office!







Primeiro passo: definir as necessidades funcionais


Como eu defini o que eu faria nesse espaço? Primeiro pensei no que eu sentia falta para que o home office ficasse mais funcional para os meus trabalhos: (1) espaços de armazenamento - para meus materiais e livros por ex. - e (2) algum painel ou peg board - para colocar recados, planejamentos, referências. Essas eram duas questões importantes tanto para que minhas coisas ficassem mais organizadas e acessíveis de forma mais simples como também para livrar a mesa de excessos e ter mais espaço livre para trabalhar.





Próximo passo: quanto gastar?


Outra definição muito importante em qualquer projeto: o orçamento. Eu sabia que queria montar o home office gastando pouco, comprando o mínimo de coisas novas e reaproveitando o máximo que pudesse as coisas que eu já tinha. Desde o apê de 20 m², que também era alugado, eu já tinha o pensamento de decorar colocando a mão na massa, gastando pouco e optando por mobiliário flexível, que eu pudesse carregar comigo para um outro apartamento. E foi assim que eu consegui montar o meu home office com menos de 15 reais. Eu reaproveitei muitas coisas que eu já tinha, dando novos usos que atendessem às funções que eu precisava no meu home office. 



Comprando apenas o necessário (com menos de 15 reais!)


Com as definições que mencionei acima em mente, comecei a olhar tudo que eu tinha - que veio comigo do outro apartamento -, lançando um olhar criativo e pensando no que eu poderia reaproveitar e de que forma. Eu já tinha prateleiras de pinus, nichos e cestos de palha que poderiam cumprir a função de armazenamento. E, então, só ficou faltando o painel. Optei por uma tela aramada branca de 80 x 60 cm para colocar acima da mesa. A tela custou apenas R$13,90 em uma loja do Saara - o local favorito das garimpeiras cariocas como eu! E esse foi o meu único gasto para montar o meu home office.




Optei pela tela aramada por ser uma opção prática, barata e versátil. Eu consigo prender anotações, recados e tudo que preciso de formas diversas - com mini pregadores, com prendedores de ímã, com ganchinhos de arame. Mas claro que também existem muitas outras opções de murais criativos para o home office.



Reaproveitando e dando novos usos


Como falei acima, eu já tinha algumas prateleiras de pinus - que eram usadas na cozinha do antigo apartamento. Reaproveitei duas prateleiras para armazenar as minhas cordas e materiais relacionados às oficinas criativas, livros e materiais craft para criação de projetinhos. Para aumentar o espaço de armazenamento, usei dois cestos de palha ao lado da mesa para materiais maiores. O nicho triangular - que no outro apartamento ficava na entrada do apê - também ganhou um espacinho no home office.








Notaram que eu usei formas diversas de armazenar? Prateleiras, nicho e cestos. Além de deixar tudo mais organizado e prático, também queria que ficasse interessante, e diversificar as formas de guardar coisas é uma ótima dica para isso.



A decoração do home office


Além de funcional e organizado, o espaço de estudo ou trabalho também precisa ser inspirador para estimular a nossa criatividade e produtividade. Por isso decorar é fundamental. Plantas, quadros, fotos, itens afetivos... Decorar o home office com referências que se conectem com a gente fazem toda a diferença para deixar o trabalho mais leve e nos estimular.




No meu caso, não podem faltar plantas no meu espaço de trabalho. Elas trazem vida e a sensação de acolhimento. Eu espalho as minhas plantas pelo home office - na mesa, em uma prateleira, no chão ao lado da mesa - para criar essa atmosfera de aconchego, como se eu estivesse envolta pelas plantas :)






Outra coisa que não pode faltar na decoração do meu home office são referências afetivas e trabalhos manuais. Ter referências artesanais, como o mini macramê feito por mim pendurado na tela, me inspira no dia a dia, trazendo a lembrança de algo que eu tanto amo - criar!






Outra dica bacana para decorar o home office é trazer fotografias ou imagens que remetam a boas memórias ou que te inspirem. No meu cantinho eu usei o móbile geométrico (inclusive ensinei a fazer aqui) com fotos de memórias super importantes que vivi e também fotos que me inspiram nos meus objetivos a realizar.






Espero que vocês tenham gostado de conhecer o antes e depois do home office, com todos os detalhes de como eu montei esse cantinho gastando muito pouco e reaproveitando muita coisa! Vou adorar saber o que você achou nos comentários. Me conta?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...