6.2.18

COMO USAR REDE EM APARTAMENTO PEQUENO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER E IDEIAS CRIATIVAS


Acho que muita gente vai concordar comigo quando digo que descansar no aconchego de uma rede é o que há. Sempre amei e nunca achei que morar em apartamento deveria ser um impeditivo para desfrutar dessa queridinha nacional. “Mas nem todo apartamento tem varanda”. Mais um motivo que não nos impede. Nesse post, além de compartilhar todas as dicas para você poder colocar a sua própria rede, também vou compartilhar algumas ideias criativas para ter rede em um apartamento pequeno.



DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR PARA COLOCAR A SUA REDE


Para colocar a sua rede você vai precisar usar ganchos para rede de descanso, que são encontrados facilmente em lojas de materiais de construção. Para fixar a rede à parede você também precisará de buchas e parafusos de tamanhos correspondentes. Na própria loja dos ganchos de rede poderão te informar sobre os parafusos mais adequados. No meu caso eu usei dois ganchos como esse da foto, 4 parafusos sextavados e 4 buchas número 8 para cada gancho. E para fazer os furos na parede você vai precisar de uma furadeira de impacto e broca de tamanho correspondente ao tamanho dos seus parafusos e buchas (no meu caso foi uma broca 8).



Resumindo, o que eu usei:

- Furadeira de impacto

- Broca 8

- 2 ganchos para rede de descanso

- 8 parafusos sextavados

- 8 buchas número 8


Ah! Eu pintei os meus ganchos com spray cobre porque não gosto muito da cor cromada que eles vêm. Descasca com o tempo, como vocês podem ver pelas fotos, mas ainda assim achei melhor do que não pintar.


PASSOS PARA A INSTALAÇÃO DA SUA REDE


          TIRAR AS MEDIDAS E MARCAR OS FUROS


O primeiro passo é tirar as medidas para a colocação da sua rede. A distância entre um gancho e outro vai depender do espaço que você tenha disponível e/ou o tamanho da sua rede, caso você já tenha. No meu caso coloquei os ganchos a uma distância de cerca de 3 metros entre um e outro. Outra medida importante será a altura de cada gancho, que pode ser algo em média entre 1,60 e 1,90 m de altura a partir do piso. Eu instalei a minha a 1,60 m de altura. Caso esteja em dúvida sobre as medidas, estique a sua rede para ter uma ideia da distância entre uma ponta e outra, e da altura mais adequada para o seu espaço. Lembrando que a rede não pode ficar totalmente esticada entre um gancho e outro (ela precisa ficar com uma curvatura). Marque, então, com um lápis onde serão feitos os furos para a colocação dos ganchos.



          FURADEIRA E COLOCAÇÃO DAS BUCHAS E PARAFUSOS


Marcados os furos, é hora de usar a furadeira com a broca adequada ao tamanho dos seus parafusos e buchas.

*ATENÇÃO! A colocação de ganchos de rede dessa forma funciona para paredes de alvenaria. Caso o seu apartamento tenha paredes de drywall, chame um profissional para avaliar a necessidade de reforço da estrutura para a solda dos ganchos, ok? *

Com os furos feitos, é só colocar as buchas e aparafusar os ganchos!





IDEIAS CRIATIVAS PARA TER REDE EM APARTAMENTO PEQUENO


E como falamos lá no início do post, ter apartamento pequeno ou não ter varanda não pode ser motivo pra gente não poder ter uma rede, né? Podemos driblar esses desafios com um pouquinho de improviso e criatividade.



REDE NO CORREDOR DO APARTAMENTO



E já que estamos falando em improviso e criatividade em pequenos espaços, vou começar com o meu exemplo! Moro em um apartamento de 40 m2 e consegui criar o meu espacinho com rede aproveitando o corredor do apartamento. Quando não está em uso, a rede fica recolhida em um dos ganchos e não atrapalha a circulação entre a sala e o quarto. E quando quero relaxar, ler um livro, é só esticar a rede!



REDE NA SALA


Foto: Cris Farhat em Casa Vogue
Outra ideia para ter rede em apartamento é usá-la na sala. Ela pode ser instalada de modo que funcione como um divisor entre ambientes ou mesmo substituindo uma poltrona. Assim como no meu apartamento, se a rede for instalada em uma área de circulação, é só deixá-la recolhida em um dos ganchos quando não estiver em uso.


REDE NO QUARTO OU HOME OFFICE


Foto: Alessandro Guimarães em Histórias de Casa
Mais uma ideia criativa para a rede, colocá-la no quarto ou no home office. Já pensou que luxo ter uma redinha ao lado da sua mesa de trabalho para aquelas pausas necessárias ao longo do dia?

Foto: Alessandro Guimarães em Histórias de Casa

A rede no quarto também cai super bem. O quarto já é um ambiente que inspira tranquilidade e relaxamento. Uma rede só elevaria essa atmosfera de aconchego. 


Foto: Haruo Mikami em Casa Vogue


REDE PARA CRIAR UMA VARANDINHA IMPROVISADA


Foto: Isadora Fabian em Histórias de Casa

Se o apartamento não tem varanda para uma rede, por quê não usar uma rede para criar uma varanda? Uma bela janela, muitas plantinhas e uma rede podem transformar a atmosfera do seu apê e trazer aquela carinha de varanda pro seu cantinho. Na verdade é assim que me sinto quando estico a minha rede no corredor, como se estivesse criando uma varandinha transitória :)

-

Espero que vocês tenham gostado das dicas e ideias para ter rede em apartamento. Me conta, você também é uma apaixonada(o) por redes?!


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...