29.5.17

MINHAS PRINCIPAIS SOLUÇÕES PARA A FALTA DE ESPAÇO EM 20 M²




Quando essa aventura de viver em um pequeno espaço começou eu não tinha nenhuma ideia de como isso iria funcionar, como eu iria decorar, organizar e me adaptar vivendo em um apartamento de apenas 20 m². Uma coisa eu sabia: eu não queria me sentir engolida por um espaço cheio de coisas ou sentir que eu vivo em um quarto com banheiro. Por isso eu fiz questão de adaptar esse pequeno espaço para ter todas as principais funções de uma casa - sala, quarto, home office, cozinha e banheiro. Claro que tudo com muita moderação, e é aí que o minimalismo surge como meu estilo de vida! Mas quais foram realmente as "grandes" soluções que fizeram tudo funcionar bem em um apê de apenas 20 m² ? Vem conferir nesse post em que eu revelo as minhas principais soluções para a falta de espaço!


 FUTON 2 EM 1






A primeira grande resolução que fez toda a diferença para o aproveitamento do espaço foi a de ter um bom futon dobrável no lugar do sofá e da cama. Assim, tenho um sofá aconchegante durante o dia e uma cama confortável durante a noite. Em um espaço tão pequeno eu dificilmente conseguiria ter uma cama de casal e um sofá sem que ficasse tudo muito apertado. Durante o dia, quando o futon está dobrado como um sofá, eu ganho espaço de circulação e só abro o futon na posição de cama à noite. Sem falar que o futon traz uma atmosfera zen e de aconchego que dão um charme a mais ao ambiente (( veja mais em 'sala /quarto do apê' )).


 HACK DA TV COM RODÍZIOS






Outra questão foi a TV. O único lugar possível era na parede da janela, pois em qualquer outra posição ela ficaria na frente de algum outro móvel ou atrapalhando a circulação. A solução foi fazer um hack com rodízios para a TV. Assim, toda vez que vamos assistir movemos o hack para a TV ficar de frente para o futon. E quando a TV não está sendo usada o hack fica na parede da janela liberando a circulação.


 CÔMODA NO LUGAR DO ARMÁRIO




Mais uma decisão importante foi a de usar uma cômoda no lugar de um armário maior para guardar roupas, o que poderia acabar "pesando" em um espaço tão pequeno e dando a sensação de ser menor ainda. Além de guardar todas as roupas na cômoda, ainda aproveito sua superfície como uma penteadeira improvisada. Para criar espaço extra para bolsas e acessórios, uso puxadores de porcelana na parede e um cabideiro de chão (( veja mais em 'no lugar do armário' )).






 ESTANTE E MINI HOME OFFICE



Eu precisava ter um cantinho voltado para estudos e trabalhos. Por isso transformei a minha estante amarela em uma estante / mini home office. Além de espaço para decorar e armazenar livros, criei um espaço para poder usar o laptop, trabalhar e estudar (( veja mais em 'o mini home office do apê' )).






 FOGÃO E GELADEIRA




Como não existe uma cozinha com espaço suficiente para tudo, o fogão e geladeira ficaram "na sala". Na hora de escolher o fogão, optei por esse fogão de duas bocas com estilo retrô. Por ser mais compacto, ele não ocupa tanto espaço e por ser super charmoso não incomoda esteticamente (pelo contrário, soma com muita graça no apê!). 








E a geladeira, apesar de ser bem básica, ganhou uma bossa com todos os ímãs,adesivos e fotos na porta e lateral, além da plantinha e cestinha charmosas no topo. Aqui, o cuidado com a estética e decoração do fogão e geladeira foi o que fez diferença para que a presença desses dois elementos "na sala" não fosse estranha (( veja mais em 'a "cozinha" do apê' )).







É claro que todas essas soluções que mostrei não são regras para espaços tão pequenos. São alternativas, possibilidades. Além das soluções práticas para os ambientes, ajuda muito pensar no que é realmente necessário e procurar eliminar os excessos para que um espaço tão pequeno funcione e seja possível viver bem em poucos metros quadrados.


E aí, o que você achou das minhas soluções para a falta de espaço? Tem alguma outra ideia que você acha que funcionaria bem para espaços pequenos? Me conta nos comentários! Vou adorar saber :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...