26.6.17

TOUR COMPLETO PELO APÊ



Pouco mais de dois anos morando nesse pequenino apê de 20 m², pessoal! Tantas coisas boas que esse espacinho me proporcionou - descobertas, realizações, autoconhecimento. Quando me mudei não poderia imaginar que com tão pouco (espaço) poderia ser muito (feliz e realizada). Já estava mais do que na hora de um tour completo, não é não? Então pega um café e vem comigo curtir cada cantinho e o apê todinho nesse tour completo pelo apê!



Apesar do apê ser muito pequeno, com jeitinho, criatividade e sem excessos, eu consegui adaptar o espaço para ter todas as principais funções de uma casa - sala, quarto, home office, cozinha e banheiro. 


O mini home office foi uma das minhas primeiras soluções para a falta de espaço. Adaptei a estante amarela para, além de armazenar livros e elementos decorativos, também funcionar para usar o laptop, fazer leituras etc. Quando os estudos ou trabalhos demandam mais espaço, uso a mesa de madeira. 



O futon foi um elemento coringa para o melhor aproveitamento do espaço e para poder criar um ambiente sala/quarto sem que ficasse tudo muito apertado ou sem espaço de circulação. Durante o dia tenho um sofá aconchegante, espaço livre e de circulação, e durante a noite tenho uma cama confortável.



_______________________________________________________________________________

Veja também:


_______________________________________________________________________________




Além de todas as soluções práticas para fazer um espaço pequeno funcionar no dia a dia, também era muito importante que fosse aconchegante, agradável e que tivesse a minha cara. Por isso a decoração é tão importante. 


Entre elementos de valor afetivo e que tenham a minha cara, o apê também está cheio de coisas feitas por mim porque eu realmente acredito que uma decoração feita pelas nossas próprias mãos tem um valor enorme. A mesinha suspensa por cordas, banquetas repaginadas e quadrinhos rupestres estão entre os projetos DIY que decoram o apê.



No lugar de um armário tradicional, que poderia acabar “pesando” em um ambiente tão pequeno, optei por uma cômoda para guardar as roupas. Um cabideiro de chão e alguns puxadores de porcelana na parede criam espaço extra para organizar bolsas e acessórios.


Eu me identifico muito com uma decoração minimalista com base mais neutra e uma pegada bem orgânica e natural. E isso funcionou super bem para um apartamento pequeno. 


Mantive as paredes brancas e coloquei uma cortina clara de linho para valorizar a entrada de luz natural e a sensação de amplitude. Os móveis leves e não robustos, o predomínio da madeira clara também contribuem para essa sensação de amplitude. 


Além disso, a presença de texturas naturais na decoração - em tecidos de almofadas, cortinas, cestaria, vasos e elementos decorativos, por exemplo - exercem um papel de trazer a natureza para dentro de casa e aumentar a sensação de aconchego.


Eu não tenho exatamente um corredor de entrada, mas dei um jeitinho para organizar e decorar a entrada do apê com o que essa área precisava: espaço para as bicicletas, para chaves e objetos, bolsas e calçados da rua.

                    



_______________________________________________________________________________

Veja também:


_______________________________________________________________________________




A questão cozinha foi um desafio. Apesar de existir um espaço de bancada de cozinha separado do restante do apê, esse espaço é tão pequeno que não cabem nem o fogão e nem a geladeira, o que resultou em uma situação meio “geladeira e fogão na sala”. 


Por isso um cuidado com a estética e decoração eram importantes, para que esses elementos se integrassem bem à decoração sem representar uma presença estranha no ambiente.


No espaço (muito pequeno) de bancada de cozinha, aproveitei o espaço da melhor forma que pude para armazenar alimentos, panelas, louças, utensílios de cozinha e eletrodomésticos.


No caso do banheiro, mantive a base neutra, a madeira e as texturas naturais. A ideia era continuar trazendo uma atmosfera relaxante e de aconchego


Como não havia nenhum armário para armazenar as coisas, o  jeito foi criar peças simples e baratas para ter espaço de armazenamento, como o nicho triangular e a prateleira/cabideiro.

   


Uma resolução muito importante para viver bem em um espaço tão pequeno foi priorizar o que é essencial, sem excessos. E isso não significa ter somente coisas práticas e funcionais, e sim saber selecionar aquilo que realmente tem valor e faz diferença. Dessa forma eu fui me identificando cada vez mais com um estilo de vida e uma decoração mais minimalistas. Improviso e muita criatividade também estiveram sempre presentes. Especialmente para quem mora em espaços pequenos e/ou alugados, não podem faltar nunca!


E aí, curtiu esse tour completo? Do que você mais gostou no apê? Me conta nos comentários. Vou adorar saber! E se quiser ver mais detalhes da decoração de cada cantinho do apê, é só vir por aqui:



















PEQUENO E INTEGRADO│O MEU APÊ DE 20 M²









NO LUGAR DO ARMÁRIO...









A REFORMA DO BAÚ DE MADEIRA









SALA / QUARTO DO APÊ









O MINI HOME OFFICE DO APÊ









O BANHEIRO DO APÊ









A "COZINHA" DO APÊ









A DECORAÇÃO DE ENTRADA DO APÊ





4 comentários:

  1. Amei o tour no apê antigo, Iná! Vc transformou um lugar tão pequeno em um espaço cheio de charme, aconchegante e com muita personalidade! Amei todas as soluções! E amei que o DIY estava presente em todos os cantinhos do apê, essa é a sua identidade e vc conseguiu transmitir muito bem isso. Que o novo apê seja ainda mais inspirador e te dê muito mais espaço para soltar a sua criatividade e criar ainda mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, que bom que você gostou! Amei a sua visão sobre o espaço! Gratidão por toda energia positiva. Tenho certeza de que o novo apê virá super inspirador e vou compartilhar tudo! :) Muito obrigada, querida! Super beijo.

      Excluir
  2. Que lindo Iná, você vai mudar mas continuará aqui no Rio? O que você faz é pura inspiração, já ansioso para as reformas e decoração do novo apartamento :) Muitas energias boas para esse novo início :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada, Renato! Sim, continuo no Rio ;)
      Obrigada pelas boas energias, querido. E pode deixar que vou compartilhar tudoo!
      Super beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...