16.10.17

O QUARTO STUDIO [EM CONSTRUÇÃO] DO APÊ


Se você já acompanha o blog há um tempinho, deve saber que o Nosso Apê, esse espaço de compartilhamento que preenche meu coração e por onde acontece o meu trabalho, começou lá em 2015 com a minha mudança pro meu primeiro cantinho, um pequeno apê de apenas 20 m² (não sabia? Então dá uma olhada nesse tour completo pelo antigo apê). E alguns meses atrás me mudei daquele pequeno espaço que me rendeu tantas descobertas e alegrias para outro pequeno espaço, agora com 40 m². Nesse post quero compartilhar com vocês como está a decor do quarto por enquanto e quais são as ideias que eu ainda vou desenvolver por aqui!




Dessa vez o apê tem quarto e sala separados, além de uma pequena cozinha e um banheiro. Como o quarto é o maior cômodo e também o ambiente com melhor iluminação natural, a solução foi integrar home office e quarto no mesmo cômodo. Doamos o futon pra casinha dos meus pais e compramos uma cama box com baú para o quarto e um sofá para a sala. Fizemos questão da cama box com baú porque esse espaço de armazenamento faz toda a diferença para um apartamento pequeno.


Não dispenso um aconchego e aquele toque natural na decoração então as almofadas que estampei recentemente também vêm passear aqui pelo quarto de vez em quando (quer aprender a estampar artesanalmente também? Então fica ligadinho lá no meu Instagram para saber sobre as minhas oficinas de estamparia artesanal).


Com exceção do futon e da estante amarela, dos quais eu desapeguei durante a mudança, todos os outros móveis que eu tinha no antigo apê vieram comigo e se mantiveram nas mesmas funções ou ganharam novas funções no novo apê. O baú de madeira, por exemplo, virou a minha mesinha de cabeceira e armazenamento de roupas de cama e toalhas. O nicho com rodízios que auxiliava no mini home office no antigo apê agora virou a mesinha de cabeceira do namorado. Porque um olhar criativo e improviso não podem faltar em pequenos espaços, né?!


Aos pouquinhos eu vou organizando cada cantinho e a decoração vai se transformando. Uma coisa que aprendi com a minha primeira mudança foi que todo o processo de decorar pode ser feito com calma, deixando a casa nos revelar um pouco o caminho, as necessidades e vontades que vão surgindo em um espaço que estamos descobrindo, sempre nos permitindo sentir e curtir todo esse processo.


Uma cômoda de 5 gavetas e uma arara acomodam praticamente todas as minhas (e as do namorado) roupas, bolsas e acessórios. Algumas pessoas se espantam quando eu digo que quase tudo que eu tenho cabe aí. Essa percepção de que eu realmente não preciso de muito para viver bem veio com a minha mudança para o antigo apê e é algo que eu tenho certeza de que vou carregar comigo para qualquer lugar.


Usar uma arara aberta para guardar as roupas demanda um cuidado com organização pra que essa "vista" da arara não traga uma sensação de caos e peso no ambiente. Um outro truque de organização que ajuda muito é padronizar todos os cabides.


Como falei no início do post, todo o apê ainda está "em construção", mas a ideia aqui é que esse lado do quarto, com a cômoda e arara, seja o nosso "closet". Ainda vou desenvolver um suporte para os sapatos na base da arara (assim também ganhamos espaço nas gavetas), colocar um espelhão e organizar a superfície da cômoda como uma espécie de penteadeira improvisada (todos os cadernos e blocos que estão aí por enquanto serão acomodados no lado do home office quando minha mesa nova estiver pronta. Mas isso são cenas para os próximos capítulos posts).


Aliás, notaram nas ripas de madeira ali no cantinho? Tudo sobra de projetinhos que já coloquei em prática aqui no apê, como o hack da TV feito de pinus e blocos cerâmicos para a sala e a mesa de trabalho do namorado feita com pinus e mãos francesas. Aqui a gente aproveita tudo que puder, então essas ripas estão só aguardando para serem usadas em outros projetos!


O outro lado do quarto, próximo à janela, é onde vai ficar o studio/ateliê/home office do apê. Como ganhamos alguns metros quadrados nesse novo apartamento, pude pensar no espaço acomodando uma área de trabalho para o namorado e outra para mim.


Como ele demanda um espaço menor para trabalhar, criei essa mesa de 1,00 x 0,50 m feita com tábuas de pinus que sobraram do projeto do hack da TV. Para fixar à parede usei duas mãos francesas de ferro.




O meu lado por enquanto está somente com a mesa de pinus que tenho desde o outro apê, mas a ideia é montar uma mesa um pouco maior que atenda melhor a todos os meus trabalhos. Vou montar uma mesa com nicho para ganhar espaço de armazenamento de blocos de desenho (todos aqueles que hoje estão lá na cômoda, lembram?) e para poder guardar o laptop ou outros materiais quando não estiverem sendo utilizados.


Esse espaço do jeitinho que está agora é temporário, mas isso não significa que não tenha que estar inspirador, não é mesmo? Até porque os trabalhos têm que acontecer e ter um espaço organizado e funcional, com o nosso jeitinho, faz toda a diferença para a criatividade e produtividade fluirem.


Já estou amando o quarto studio do apê do jeito que ele está, mesmo com tantas coisas que eu ainda quero desenvolver. Porque isso é o mais importante na relação que criamos com os nossos espaços: curtir cada cantinho, cada detalhe e cada etapa. Aos pouquinhos todas essas ideias que compartilhei com vocês vão saindo do papel e eu vou mostrando tudo!


Se quiser acompanhar mais de pertinho tudo que está rolando no apê, meus projetos, dia a dia criativo e muito mais, é só me seguir no Instagram ( @blognossoape ) que estou lá diariamente ! E aí, o que você achou do quarto studio e de todas as ideias que tenho pra esse espaço? Me conta? Vou adorar saber !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...