17.1.18

RETROSPECTIVA 2017: O QUE FOI ESSE ANO PARA MIM E PARA O BLOG


Todo início de novo ano gosto de fazer uma retrospectiva do ano anterior. Fazer um balanço do ano, refletir, pensar em todas as coisas boas (e as ruins também), em tudo que realizei, o que preciso melhorar... Janeiro costuma ser um mês de maior introspecção, voltado para toda essa retrospectiva e reflexões sobre o ano que foi, planejamento e organização para o ano que vem. Um novo ciclo, ainda melhor que o anterior.

Vamos celebrar!

Mas outra coisa importante que não podemos esquecer nesse período é que também é um tempo de relembrar e celebrar as vitórias. Coisa que a gente costuma esquecer, não é mesmo? Focamos em todo problema a ser resolvido e esquecemos de comemorar e agradecer por tudo aquilo que já é maravilhoso.

Por isso essa é uma retrospectiva para celebrar 2017, com tudo que foi esse ano pra mim e pro Nosso Apê, junto com vocês! Afinal, vocês são parte fundamental de muitas coisas que eu vou falar aqui nesse post. Vem comigo?

O ano em que comecei a me dedicar exclusivamente à área criativa


Talvez nem todos saibam disso mas eu sou graduada em oceanografia com um mestrado também na área. Pois é. Apesar da paixão pela arte e decoração me acompanharem desde sempre, escolhi "seguir carreira" na área ambiental. Foi um processo longo e doloroso entender por que eu não estava satisfeita, feliz. Por que eu sentia que existia algo mais, algo maior pra mim, que conectasse verdadeiramente com a minha essência, com os meus propósitos. Entender que, sim, eu poderia mudar ou recomeçar se eu quisesse. E hoje percebo que eu recomecei, mesmo sem saber na época, através do blog.



Lá em 2015, em um ato muito corajoso, criei o blog. Pode parecer besteira a princípio, mas pra mim foi sim um ato muito corajoso criar um blog. Porque eu estava vencendo alguns padrões limitantes: a crença de que eu não poderia ser tão boa quanto tantas blogueiras que já estavam por aí fazendo um trabalho incrível na blogosfera; de que o que eu tinha pra compartilhar talvez não fosse significativo pra ninguém...

Eu me redescobri, me reconectei com a minha essência criativa e comecei a construir o meu trabalho, o meu estilo de vida, todos voltados para o que eu amo e me faz feliz: a decoração, o design, o fazer manual, o viver criativo. Sim, abraçando a multipotencialidade e conectando tudo através da criatividade! 2017 foi um ano marcante nesse sentido porque eu me desprendi de tudo que ainda me ligava à minha antiga "carreira" para viver me dedicando á área criativa. Se quiser ler mais sobre essa história e como cheguei em 2017 me dedicando ao trabalho que amo, clica aqui.


Vida de blogueira!



Em 2017 fui convidada novamente para o Encontro de Blogueiras da Morar Mais Rio, e isso também é um motivo pra comemorar, que traz um sentimento de realização imenso. Ver o meu trabalho com o blog ser reconhecido. Claro que também é uma oportunidade pra ver muita coisa maravilhosa na área de decoração e design que tanto amo, e trocar muito com outras blogueiras que admiro. Aliás, algumas blogueiras que super recomendo que você vá conferir: Ju do Casa de Amados; Ana do Annima; Karen da Revista OcaPop; Tha do Casa Design Studio e Bia do Bia Decora !

Saímos no Apartment Therapy, em matéria internacional 



Sabe aquele site ou blog que está nos seus favoritos, que você consulta como referência e que sempre foi uma das suas maiores inspirações? Um desses sites pra mim é o Apartment Therapy. E em 2017 saiu uma matéria sobre o apê no Apartment Therapy !! Também teve outra matéria internacional, artigo na Folha de São Paulo e muito mais! Você pode conferir tudo aqui.


Mudei de endereço, um novo pequeno apê para decorar



Tudo começou em um pequeno apê de apenas 20 m², e em 2017 ainda teve muita decor do apê aqui no blog. No meio do ano me mudei para outro apartamento, dessa vez de 40 m². Um novo espaço, uma nova história, e uma nova oportunidade de decorar e compartilhar todas as dicas com vocês!


Do mundo online para o offline, a realização de um sonho: as oficinas criativas


Ensinar e compartilhar sempre foi algo que eu amei. Na escola sempre fui aquela que ajuda os amigos a estudar antes das provas, no ensino médio dava aulas particulares para alguns alunos, na faculdade sempre gostei de fazer e apresentar trabalhos, compartilhando com outras pessoas as coisas que aprendi. Com o blog estou sempre exercendo esse compartilhamento através dos posts e conteúdos criativos, mas queria ir além. Queria poder compartilhar com as pessoas tudo que sei sobre craft, trabalhos manuais, todas as técnicas que fui aprendendo e praticando ao longo dos anos. E queria fazer isso de uma forma ainda mais significativa para as pessoas, em uma conexão mais direta e uma experiência mais completa. E foi assim que cheguei à realização de um sonho, as oficinas criativas.



Sabe aquelas crenças limitantes que comentei lá no início do post? Essa era mais uma delas. A vontade de oferecer meus saberes mas o medo das pessoas não gostarem ou pensarem "quem é ela pra ensinar alguma coisa?". Em 2017 coloquei meu sonho no mundo e lancei as oficinas criativas. E a recepção foi a coisa mais linda! Em apenas 6 meses foram 8 oficinas e mais de 35 criativas com quem tive o prazer de compartilhar conhecimentos e facilitar seus processos criativos. Receber o feedback de cada pessoa incrível que passa pelas oficinas e se sente transformada pela experiência e pelos aprendizados é uma realização gigante pra mim.

Foto da primeira oficina criativa, com uma felicidade que não cabia dentro de mim ! Você pode conferir tudo sobre essa oficina aqui.

Em 2017 ofereci oficinas em espaços lindos como o Ateliê Bora Pra Casa e o 2P Ateliê. E no final do ano recebi um convite do shopping Casa & Gourmet para ministrar algumas oficinas por lá, o que também foi motivo pra muita comemoração! Em 2018 as oficinas continuam, com muitas novidades! Conheça tudo sobre as oficinas criativas aqui.


Empreendedorismo, viver criativo e mais conexões reais - o coletivo Trevo


          
Mais uma celebração para 2017, o florescer do coletivo Trevo, uma iniciativa minha e de outras queridas criativas que acreditam na força da criatividade, do compartilhamento, do "fazer e viver criativos". Criamos o coletivo com a proposta de unir os nossos saberes para movimentar a criatividade no RJ (e quem sabe além do Rio também?) e facilitar a transformação do viver criativo das pessoas!


A nossa primeira atividade de conexão foi o Trevo Bazar, e foi linda! Se quiser saber mais sobre o porquê desse evento e de tudo que acreditamos com o coletivo, vem por aqui. E não esquece de seguir o Trevo no Instagram pra acompanhar tudo que vamos aprontar em 2018. Já adianto que vem muita coisa boa por aí.


Design artesanal das minhas mãos para a sua casa - e vai ter lojinha


Vocês sabem que as mãozinhas não páram por aqui. De coisinhas para a minha casa até conteúdos para o blog, estou sempre criando. Então, além de ensinar vocês a fazerem com as próprias mãos no blog e nas oficinas, também faço para a sua casa. Mais um trabalho de amor e outra forma de oferecer a vocês as minhas criações, para trazer o aconchego e a memória do retorno às manualidades e decorar cantinhos com todo amor e valor do trabalho artesanal. Das minhas mãos para a sua casa. 


No Trevo Bazar tive a experiência de muitas pessoas levando as minhas peças para suas casinhas e me pedindo mais. Por isso essa foi uma resolução de 2017, que vai se concretizar em breve: vai ter lojinha online siim! Então fiquem ligadas que já está no forno... 


Faça você mesmo, decor, design, viver criativo - ainda mais em 2018!

2017 foi um ano de muitas mudanças, muito (MUITO) trabalho e sobretudo da minha afirmação vivendo da forma que eu escolhi e que me faz feliz. Esse post foi uma forma de celebrar com vocês e agradecer por seguirem comigo e fazerem parte de tudo isso! Então fica que o apê é nosso, e em 2018 tem muuuito mais! :)



3 comentários:

  1. Iná, que ano incrível que você teve! Parabéns por tudo o que conquistou, pelo seu esforço, seu carinho pelo o que faz e por sempre nos inspirar com seu lindo trabalho! 2017 também foi um ano incrível para mim. Foi um ano de grande mudança e me trouxe muita felicidade com novos rumos, desafios e lindas amizades, como a sua! Que ano lindo tivemos! 2018 será ainda mais incrível! ❤️
    Um beijo e forte abraço, minha amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biaa, amiga querida! Muito obrigada! 2017 foi mesmo um ano incrível. Que feliz de saber que também sentiu isso. E em 2018 faremos um ano ainda mais incrível, com certeza! Gratidão pelo carinho e apoio de sempre.
      Super beijo!

      Excluir
    2. Com certeza faremos de 2018 uma lindíssima retrospectiva em 2019,amiga! ❤️ um beijão!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...