16.4.18

AS OFICINAS CRIATIVAS E OS BENEFÍCIOS DE CRIAR COLETIVAMENTE




Preciso começar esse post já contando que todas as fotos maravilhosas e inspiradoras que você vai ver por aqui foram feitas pela querida Talita Chaves, do Inside The Office – um blog com conteúdo incrível que eu recomendo que você conheça. Inclusive já dei uma entrevista para o Inside (veja aqui).

E além de blog, agora o Inside é também um estúdio criativo com endereço físico aqui no Rio de Janeiro. Em março realizei uma oficina criativa de cestaria com cordas por lá, e nesse dia a Talita fez fotos maravilhosas. Na hora pensei que essas fotos inspiradoras seriam perfeitas para ilustrar esse bate-papo sobre criatividade. Então pega o seu café ou chá, e vem comigo nessa conversa sobre as oficinas criativas e os benefícios de criar coletivamente!


 Aprendizado, troca e criatividade!


Eu comecei a oferecer oficinas criativas porque eu queria ir além daquilo que eu já compartilhava através do blog. Queria poder ensinar de forma mais completa, gerando mais conexão e podendo facilitar os processos criativos de cada pessoa com toda minha atenção voltada para seu desenvolvimento. Foi assim que surgiram as minhas oficinas criativas (ah, recentemente eu contei mais sobre essa história lá no blog do Apezinho – confira aqui!).




O fazer manual e o viver criativo são um movimento crescente, e dizem muito sobre o nosso cenário atual, em que buscamos cada vez mais esse resgate e reconexão. E é nesse cenário que as oficinas criativas se destacam de forma tão linda. Mais do que aulas e oportunidades de aprendizado sobre artesanato, as oficinas criativas trazem benefícios que vão além!

#1 Uma nova forma de aprender, na prática!


Eu sempre achei que os momentos em que mais aprendemos é quando colocamos a mão na massa, quando vamos além da teoria e chegamos à prática. E as oficinas criativas são exatamente isso: uma nova forma de aprender, na prática! 



Claro que em cada oficina que eu faço, existe uma didática, um conteúdo teórico que é transmitido, e tudo isso acontece enquanto cada aluna já está aplicando esse conteúdo na prática, colocando a mão na massa. Os conhecimentos e técnicas que eu passo já vão transbordando em criações durante toda a oficina. 




É na prática que as dúvidas realmente surgem, não é mesmo? Por isso as oficinas criativas são o espaço ideal para aprender ou aprimorar as manualidades. Porque ali mesmo vamos resolvendo todas as dúvidas que surgem no processo de criação, permitindo aprimorar o que está sendo praticado além de exercitar a sua criatividade e liberdade criativa. E isso é maravilhoso!

#2 Troca, conexão e networking




Mais um ponto muito forte das oficinas criativas são as trocas e conexões com outras pessoas. Histórias de vida, experiências com as manualidades, aprendizados. Tudo isso é compartilhado entre os participantes das oficinas, e essa troca é enriquecedora. Uma troca que permite também, além de aprender com a sua prática manual durante a oficina, aprender com a experiência e prática do outro durante a oficina. 



E não vamos esquecer do networking! As oficinas também são espaço de conhecer e se conectar com pessoas que podem se interessar pelo seu trabalho ou a oportunidade de você conhecer novos trabalhos que podem te interessar. Não é incrível?


#3 Criatividade se pratica sim!


Eu acredito que somos todos criativos e que a criatividade é uma força presente em todos nós. Só que às vezes essa energia está adormecida, esperando pra ser movimentada. E como a gente faz isso? Praticando! 




Como tudo na vida, quanto mais praticamos melhores ficamos. Com a criatividade não é diferente. Criatividade se pratica sim! Quanto mais movimentamos a nossa energia criativa através da prática, mais natural o ‘ser’ e ‘fazer’ criativos vão ficando. E uma das formas de fazermos isso é através das manualidades e das oficinas criativas.



As oficinas são espaços ideais para a prática criativa. Primeiro porque quando você se inscreve, você já está dando o primeiro grande passo que é acreditar na sua criatividade, se permitir esse tipo de experiência e partir para a ação! Além de aprender coisas novas ou aprimorar técnicas, você faz isso em uma troca enriquecedora com outros criativos, com todo suporte de uma facilitadora dos seus processos criativos - no caso das minhas oficinas criativas, essa sou eu :)




Comecei com as oficinas criativas no ano passado e até agora foram cerca de 14 turmas e mais de 50 criativas com quem tive o prazer de compartilhar conhecimentos e facilitar seus processos criativos. Poder acompanhar e facilitar o desenvolvimento criativo de cada aluno é o maior presente desse trabalho que realizo com muito amor. Se quiser conhecer um pouquinho mais do meu trabalho com oficinas criativas, é só vir por aqui.




Espero que tenha gostado desse post, e se quiser compartilhar as suas percepções comigo, eu vou amar saber!

-

Como mencionei no início do post, todas as fotos lindas que você viu aqui foram feitas pela Talita Chaves, do Inside The Office. Acompanhe o Instagram do Inside para saber sobre todas as atividades que acontecem por lá. 

Para saber sobre as minhas próximas oficinas criativas, acompanhe o Instagram do Nosso Apê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...